quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Projeção dos Demonstrativos Contábeis

A projeção dos demonstrativos contábeis nada mais é do que o resultado do orçamento, ou seja, através dele são mensurados os números esperados pela empresa, sendo estes agrupados para a confecção do demonstrativo de resultados projetado, do demonstrativo de fluxo de caixa projetado e o balanço patrimonial projetado.

Assim, é o segmento do plano orçamentário que consolida todos os orçamentos. É a parte do balanço patrimonial inicial que incorpora o orçamento operacional e o orçamento de investimentos e financiamentos, projeta as demais contas e conclui com um balanço patrimonial.

A projeção dos demonstrativos contábeis é a conclusão do processo orçamentário, onde todas as peças orçamentárias são reunidas dentro do formato de Demonstração de Resultados e Balanço Patrimonial. A projeção dos demonstrativos contábeis, baseia-se em um balanço patrimonial inicial, na demonstração de resultados do período orçamentado, no balanço final após a demonstração de resultados e no fluxo de caixa como consequência dos itens anteriores.

De acordo com a maioria dos autores os demonstrativos a serem projetados são:
• Demonstrativo de Resultado (DRE);
• Balanço Patrimonial (BP);
• Fluxo de Caixa (DFC).

Assim, a projeção do demonstrativo de resultado do exercício é elaborada a partir dos orçamentos operacionais como: o orçamento de vendas, orçamento de fabricação e orçamento de despesas operacionais. Desta forma, para a elaboração da projeção do DRE, será necessário buscar as informações de vendas no orçamento de vendas, sendo da mesma forma com as deduções da venda (impostos sobre vendas), custos do produto vendido e despesas.

Quanto a elaboração da projeção do balanço patrimonial obedece a mesma lógica, transportando os valores do orçamento de cada peça orçamentária para a estrutura do balanço utilizada pela empresa. O balanço patrimonial projetado pode ser apresentado junto com balanços de outros períodos encerrados, sob a forma de comparativo, podendo ser levantado ao término de cada mês, trimestre ou ano, de acordo com a necessidade da empresa. Se após a elaboração da projeção do balanço patrimonial, os resultados se mostrarem insatisfatórios, será necessário que a empresa faça uma análise das divergências e reprograme as contas que comprometam o resultado, até que este seja satisfatório.

A projeção de fluxo de caixa é uma atividade indispensável para a grande maioria das empresas, podendo variar o grau de formalização utilizado em sua confecção. O desenvolvimento do orçamento de caixa, envolve projeções de entradas e saídas de recursos, necessidades de financiamentos e de controle dos recursos financeiros, devendo preocupar-se com a defasagem de transações, com as necessidades de caixa e com o excesso de fundos.

Após a etapa da elaboração do orçamento estar cumprida e aprovada pela direção e administradores da empresa, este está pronto para entrar em prática, ou seja, a partir do início do período orçado a empresa deverá levantar relatórios e demonstrativos para a verificação da sua realização através do controle orçamentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário