quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Controle Orçamentário

O controle orçamentário acontece após a execução das transações dos eventos econômicos previstos no plano orçamentário. Não se concebe um plano orçamentário sem o posterior acompanhamento entre os acontecimentos reais versus os planejados e a análise de suas variações.

Objetivos, conceitos e funções:

Os objetivos principais do Controle Orçamentário são:
  • Identificar e analisar as variações ocorridas;
  • Corrigir erros detectados;
  • Ajustar o plano orçamentário, se for o caso, para garantir o processo de otimização do resultado e eficácia empresarial.
Responsabilidade pelo Controle Orçamentário

O Controle Orçamentário é mais um dos instrumentos de gestão necessários para otimizar a geração de lucro dentro de cada área de responsabilidade dos gestores. Concomitantemente a isso, o setor de Controladoria deve efetuar o monitoramento e apoio aos gestores individuais sobre seus orçamentos. Além disso, cabe à Controladoria efetuar o Controle Orçamentário da organização como um todo, haja vista a responsabilidade dela pelo conjunto do processo orçamentário e o acompanhamento e coordenação dos objetivos globais do empreendimento. Cabe, ainda, à Controladoria o papel de propor ações corretivas, decorrentes do Controle Orçamentário, tanto para os gestores individualmente quanto para a empresa como um todo.

Relatórios de Controle Orçamentário

Todas as peças orçamentárias devem ser objetos dos relatórios de acompanhamento em relação ao realmente acontecido. O relatório clássico de Controle Orçamentário, por tipo de despesa e receita, para todos os centros de custos ou divisões, compreende:

  •  Os valores orçados para o mês em pauta;
  • Os valores reais contabilizados no 
  • A variação do mês entre o real e o 
  • Os valores orçados acumulados até o mês em 
  • Os valores reais acumulados contabilizados até o 
  • A variação acumulada entre o real e o orçado até o mês.

Pode ser complementado com as seguintes informações:

  • Variação percentual do mês;
  • Variação percentual até o mês;
  • Total do orçamento do ano (budget);
  • Soma dos dados reais até o mês mais o orçamento restante do ano (forecast).
https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEhdjmHulX09YV2oXYmXNmrfE4bLoSqSHcRgmBQSMml0Sp_B5oSaGuYyn8i8TEuAWLxTrx3yqfAkdX_hI8Nsjrr45zxvWYcKXJm13TA9aInKP9lEa3QA_GE84J6MPp8aWQSJ_d-VdLLouDaM7h01Tb1XpV_rJFdfkiJJW85sMujvtb4CtMWNC3w=

Imagem 1: Modelo de relatório de controle orçamentário.  Fonte: http://www.tomislav.com.br/wp-content/uploads/2011/12/acompmtorcamt.jpg

Relatório de Receitas e Despesas Reais X Orçadas por Centro de Custo

Mensalmente, todos os responsáveis pelos centros de custos devem ter acesso a esses dados, que são a fonte básica de informações para avaliação de seu desempenho e resultado em relação ao orçado.
Cada centro de custo deverá ter seu relatório específico. Seguindo a linha hierárquica da empresa, relatório de mesmo modelo deverá ser elaborado de forma aglutinada para as chefias que têm responsabilidade por mais de um centro de custo. Assim, o mesmo modelo deverá somar os dados de cada gerência, diretoria, unidades de negócio etc. até o total da empresa.

Relatório de Receitas e Despesas Totais por Centro de Custo e Unidades de Negócios

Um segundo relatório básico é focalizar, em resumo, o total das despesas e receitas por centro de custo e unidades de negócios, listando todos eles, para dar uma visão geral do plano orçamentário. É um instrumento muito importante para a Controladoria, pois permite uma visão abrangente do andamento das operações da empresa. Este formato poderá ser utilizado para todas as demais peças orçamentárias, incluindo os demonstrativos contábeis projetados.

Análise das Variações

Tendo como base as informações levantadas pelos relatórios de Controle Orçamentário, é feita a análise das variações, a qual busca identificar com maiores detalhes os principais motivos que causaram a variação em valor de cada item orçamentado, fundamentando sua justificativa pelos gestores responsáveis pelos orçamentos e operações.

A diferença de valor entre os dados reais e orçados basicamente decorre de dois elementos:

  •  Quantidade real diferente da quantidade orçada;
  •  Preço real diferente do preço orçado.

2 comentários:

  1. Muito bom o trabalho de vocês!
    Aprendi muita coisa que posso utilizar para o gerenciamento da minha empresa e do meu Blog.
    Um abraço dos amigos do Risada Banguela!

    ResponderExcluir
  2. Queria saber como faso um relatório do controle orçamentário

    ResponderExcluir