Análise Financeira ou de Balanço
É um processo de verificação sobre os Demonstrativos Contábeis,
objetivando uma avaliação da situação da empresa em seus aspectos operacionais,
econômicos, patrimoniais e financeiros. A avaliação sobre a empresa busca
propor alternativas de curso futuro a serem tomadas e seguidas pelos gestores
da empresa. Nesse processo, o analista vale-se de uma série cálculos
matemáticos, traduzindo os Demonstrativos Contábeis em indicadores.
Técnicas Básicas da Análise de Balanço
- Análise Vertical: neste tipo de análise assume-se como 100% um determinado elemento patrimonial e faz-se uma relação percentual de todos os demais elementos sobre ele. Convenciona-se adotar como 100% o total do ativo e do passivo e a receita líquida dos impostos;
- Análise Horizontal: é uma analise de crescimento ou de variação. Toma-se como 100% todas as contas de um determinado período e faz-se uma relação percentual em cima dos dados desse período. O novo número relativo indica o quanto o dado do período subsequente é maior ou menor que o do período anterior;
- Indicadores Econômico-Financeiros: compreende a geração de um painel básico de indicadores para complementar as análises vertical e horizontal. Tem o objetivo de facilitar ainda mais o entendimento da situação da empresa. São apresentados em termos de índices, percentuais, números absolutos, dias;
- Avaliação Final: consiste em um relatório que suaria as conclusões obtidas na análise dos Demonstrativos Contábeis.
Indicadores Econômico-Financeiros
A
análise dos indicadores financeiros deve considerar todos os aspectos
conjuntamente. O analista deve assumir alguns parâmetros e dizer se a empresa
está bem ou não tanto em cada um dos indicadores como no conjunto deles, tendo
como finalidade dar um grau de confiança maior tanto para o analista como para
o usuário dos relatórios da análise de balanço.
Análise de Rentabilidade
É dividida em
dois aspectos:
- Análise da geração da margem de lucro: leva em conta o desempenho operacional da empresa, para avaliar se há maior ou menor necessidade de margem operacional sobre as vendas;
- Análise da destinação do lucro: leva em conta a alavancagem do capital de terceiros, para aumento da rentabilidade do capital próprio.
Margem de Lucro
Relaciona os
dois componentes principais da geração operacional do lucro para analisar a
rentabilidade operacional: Rentabilidade
Operacional = Giro do ativo x Margem
Ativo Operacional e Giro do Ativo
Ativo operacional são todos os valores
investidos em ativos necessários para obter as vendas. O giro do ativo é
calculado pela fórmula: Giro do Ativo
Operacional = Receita Operacional Líquida/Ativo Operacional
Lucro e Margem Operacionais
É lucro das
operações de compra, produção e venda dos produtos e serviços da empresa.
Resultados financeiros e de outras operações não devem ser considerados como
operacionais. A margem operacional é calculada pela fórmula: Margem Operacional = Lucro Operacional/Receita
Operacional Líquida
EVA – Valor Econômico Agregado ou Adicionado
É um custo de oportunidade, sendo considerado o lucro mínimo que
a empresa deveria ter para remunerar adequadamente o investimento do acionista.
Não há um consenso sobre qual taxa de desconto utilizar para encontrar o custo
de oportunidade, por isso sugere-se algumas: taxa de juros de longo prazo,
custo médio ponderado de capital da empresa, dentre outras.
Análise de Geração de Lucros e EBITDA:
Tem como objetivo identificar os principais fatores de geração de lucro e
caixa dentro da empresa. Pode ser de duas formas, partindo do lucro líquido
final ou partindo da própria demonstração de resultados.
- Lucro das Operações: tem a finalidade de indicar os itens da demonstração de lucros, que têm uma relação direta com o caixa, sem considerar elementos de lucros, receitas e despesas.
- Lucro Gerado para o Caixa: parte do conceito anterior, mas excluem-se do lucro das operações as aplicações no capital de giro próprio da empresa.
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