É o conjunto de diretrizes
coordenadas pela alta administração da empresa, tendo como objetivo a redução de
custos e despesas, por meio de diversos meios como medidas e procedimentos
específicos coordenados e integrados, para o ganho de eficiência e
produtividade.
Dessa forma, o objetivo fundamental
da política de redução de custos é o aumento do valor da empresa para os donos
ou acionista por meio do lucro, isto é, LUCRO = VENDAS – CUSTOS. Assim, dentro
do lucro, seus componentes como receitas (vendas), custos/despesas devem ser
trabalhados de forma conjunta para conseguir a eficiência da Política de
Redução de Custos (PRC).
Pode-se dizer que os pilares para
estruturação da Política de Redução de Custos (PRC) são os aspectos estratégicos
e sistêmicos, os quais engloba a generalidade, integração e permanência sendo
assim os principais fundamentos da PRC.
Como características a Política
de Redução de Custos (PRC) deve:
• Ser integrada (enfoque
sistêmico);
• Ser contínua;
• Abranger todos os aspectos da
empresa;
• Acompanhar todos os componentes
do processo de gestão.
• Ter o comprometimento com a criação
de valor para os acionistas pelos gestores;
Quanto a estruturação hierárquica
da Política de Redução de Custos (PRC) constata-se:
• Em nível estratégico: os
elementos condutores são o volume (escala de produção) e a tecnologia do
produto. Neste nível ou camada, o aumento do nível de produção é o fator que
mais contribui para reduzir o custo médio unitário de fabricação dos produtos e
serviços.
• Em nível operacional: é o nível
subsequente às definições estratégicas que compreende a estrutura do produto, a
gestão do roteiro de fabricação, a gestão do tempo físico e do aspecto
financeiro.
• Em nível de execução e
controle: busca o menor custo de cada recurso e das transações de cada um
deles.
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