quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Avaliação de Empresas e Decisão de Investimentos

Para mensurar e tomar decisões a respeito dos investimentos que a empresa irá fazer, é necessário ter o conhecimento do conceito de Valor Presente Líquido, pois é ele quem irá ser o fator chave para a decisão final.

- Valor Presente Líquido: Contempla as informações de valor do investimento, o valor dos fluxos futuros de benefícios desse investimento, o prazo em que ocorrerão esses benefícios futuros e o custo do dinheiro no tempo.

                - Valor do Investimento: Refere-se a todos os gastos necessários para que o investimento possa render fluxos futuros, como exemplo é possível citar os gastos necessários para o giro do negócio, gastos pré-operacionais, gastos necessários para implementação das atividades.

                - Valor dos fluxos futuros de benefícios: Esse valor pode ser entendido como os benefícios que o investimento irá trazer ao logo de sua duração. Esses benefícios podem ser lucros de aplicações financeiras, dividendos recebidos de ações e lucro com o giro do negócio.

                - Prazo dos fluxos futuros de benefícios: Esse prazo representa até quando tal investimento trará benefícios futuros. É possível exemplificar como durante quanto tempo uma aplicação financeira irá me render juros, ou por quanto tempo uma ação irá me pagar dividendos.

                - Custo do dinheiro no tempo: O valor do dinheiro no tempo significa que esse dinheiro irá valer de uma maneira diferente no futuro do que ele vale hoje. Esse custo que ele tem ao longo do tempo representa o risco de ter o dinheiro agora, ou  esse valor no futuro com maiores riscos embutidos.


Dessa forma, é possível concluirmos que para tomar decisões para investir os recursos próprios, uma empresa deve analisar diversas variáveis para chegar em uma conclusão que lhe dê segurança e conforto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário